sexta-feira, 18 de junho de 2010

PARAOLIMPIADAS ESCOLARES 2010 - FICHA PRÉ INSCRIÇÃO

 
1 - Em prosseguimento aos contatos anteriores referentes às PARAOLIMPIADAS ESCOLARES 2010, estamos encaminhando, em anexo, a FICHA INDIVIDUAL DE PRÉ INSCRIÇÃO e um RESUMO DO REGULAMENTO GERAL.

2 - A ficha é INDIVIDUAL e deverá ser enviada, devidamente preenchida, por e-mail até o dia 25 de junho para:   vsenatore@sp.gov.br  ou   srgsantos@sp.gov.br


3 - Os alunos/atletas que não tiverem nenhum resultado de competições realizadas no ano de 2010 para serem informados, deverão participar obrigatoriamente de uma das seletivas que serão realizadas durante o mês de julho.

4 - Este será o único documento válido para análise e definição da equipe representativa do nosso estado e deverá ser preenchida OBRIGATORIAMENTE por todos os alunos/atletas interessados em participar no evento. A definição da equipe paulista será feita após avaliação dos resultados contidos nas fichas e pelos resultados obtidos nas seletivas conforme previsto no Item 3 acima.  

5 - Todos os alunos/atletas que estão inscritos para participarem em julho próximo nos Jogos Regionais 2010, modalidades de ATLETISMO e NATAÇÃO, deverão informar no campo 5 - Evento da ficha de Pré-Inscrição, sua participação, obviamente sem os resultados. Nós teremos acesso a todos os resultados dos 8 Jogos Regionais que serão realizados e ficaremos responsáveis pela inclusão dos resultados. Dessa forma o aluno/atleta pré-inscrito NÃO PRECISARÁ participar das seletivas.

6 - Qualquer dúvida em relação ao preenchimento da ficha ou competições válidas para avaliação de resultados, pedimos o obséquio de entrar em contato conosco pelos e-mails informados no item 2 acima.
 

Atenciosamente,


SÉRGIO RICARDO GATTO DOS SANTOS
Assistente Técnico
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Paulo - SP
Fone: 55 - 11 - 5212 3761
E-Mail: srgsantos@sp.gov.br


VANILTON SENATORE
Assessor Técnico de Gabinete
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Paulo - SP
Fone: 55 - 11 - 5212 3713
E-Mail: vsenatore@sp.gov.br

CURSO DE SOROBAN

O Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) comunica e solicita a divulgação aos Professores PEB I e PEB II de Matemática que atuam com alunos com deficiência visual da realização do Curso de Atualização "Uso e ensino do Soroban Adaptado para Deficientes Visuais", nos termos da Resolução SE 62/05, a ser publicado oportunamente em Diário Oficial, conforme segue:

  • Local de Realização: SEE/CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado Rua Pensilvânia, 115 – Brooklin – São Paulo –SP Telefone: (011) 5090-4600 e Fax: 5090-4690, e-mail: cape@edunet.sp.gov.br
  • Nome do Curso: "Uso e Ensino do Soroban Adaptado para Deficientes Visuais";
  • Público Alvo: Professor PEB I e PEB II de Matemática atuando com alunos com deficiência visual;
  • Nº de vagas: 40;
  • Período de realização: 12 a 16 de julho de 2010;
  • Carga horária total: 40h - 08h por dia;
  • Horário do curso: das 8h às 17h;
  • Critérios para inscrição:

9Ser Professor da Rede Estadual de Ensino: PEB I,PEB II de Matemática, atuando com alunos com deficiência visual (30 vagas para a rede estadual e 10 para instituições e municípios);

9As inscrições serão recebidas no período de
21 de junho a 2 de julho de 2010, pelo telefone (011) 5090-4600. As inscrições já efetivadas deverão ser confirmadas por telefone até o dia 7 de julho de 2010;


 

Obs.: Não haverá pagamento de diária e dispensa de ponto


 


 

Profª Maria Elizabete da Costa

Diretor Técnico II

Serviço de Educação Especial

terça-feira, 15 de junho de 2010

2º Prêmio Talento Literário/Poesia na área de Superdotação

O 2º Prêmio Talento Literário/Poesia na área de Superdotação idealizado pela Coordenação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação do Distrito Federal e realizado pelas: Biblioteca Nacional de Brasília – BNB, SEESP-MEC, Embaixada da Espanha, SESC e Secretaria da Cultura.

· Objetivos: Investir no incremento do potencial talentoso do estudante com altas habilidades/superdotado na poesia e ilustração; revelar e premiar novos talentos literários e artísticos; sensibilizar a sociedade em geral para a riqueza da inteligência nacional, especialmente na área de literatura.

· Público-alvo: Alunos com altas habilidades, entre 12 e 17 anos, matriculados na rede básica de ensino, pública e particular, como potencial de talento para a poesia.

· Meta: Escolha de 27 poemas (1 de cada Estado), por meio de uma seleção em nível estadual, depois nacional, para concorrer ao Primeiro Prêmio Talento Literário/Poesia em Superdotação, a ser realizado em Brasília, em agosto, por ocasião da I Bienal Internacional de Poesia, promovida pela Biblioteca Nacional de Brasília.

· Resultado esperado: Edição de um livro de 27 poemas inéditos, que será lançado na Bienal – Espaço da Feira do Livro.

Condições para Inscrição:

1. O original deverá ser apresentado, devidamente revisado, datilografado ou digitado em TRÊS vias, em perfeita condição de legibilidade, usando apenas um dos lados do papel, em formato A4. Se digitado, usar espaço 1.5, fonte ARIAL, tamanho 12.

2. Na Ficha de Identificação (disponível no site: www.bnb.df.gov.br/bip) deve constar: nome completo, pseudônimo, endereço completo do participante e de seus responsáveis legais, nome da instituição em que estuda e do professor, e ainda um currículo mínimo de cinco linhas apresentando o participante.

3. Não deverá constar o nome do aluno no texto do poema, sendo desclassificado o candidato que descumprir este item.

4. O poema e a ficha de identificação deverão ser enviados ao Centro de Apoio Pedagógico Especializado (onde está sediado o NAAH/S São Paulo – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades São Paulo) até o dia 14 de julho de 2010 para que possamos proceder a seleção e envio do poema vencedor do Estado de São Paulo para concorrência nacional.

5. Cada concorrente pode apresentar apenas 1 (um) poema inédito, escrita em língua portuguesa, de tema livre, cuja forma não exceda a 30 linhas. Entende-se por inédito os textos não publicados em livros, revistas, jornais, Internet ou classificados em quaisquer concursos de cunho literário.


 

Formas de envio:

- Através do e-mail cape@edunet.sp.gov.br aos cuidados de Denise Arantes

- Através do correio para Rua Pensilvânia, 115 – Fundos - Brooklin/SP – Cep: 04564-000 – São Paulo/SP

Premiação

Um finalista de cada estado do Brasil será selecionado pela comissão julgadora local e ganhará passagens para Brasília, bem como hospedagem, com direito a um acompanhante, com o objetivo de participar da solenidade de premiação e demais atividades da II BIP.

Para maiores informações, acesse o site: www.bnb.df.gov.br/bip

Para outros esclarecimentos, entre em contato com Denise Arantes, Rosangela Gebara ou Adriana Abrão pelo telefone (11) 5090- 4600 ou 3218-2056.

Equipe CAPE

NAAH/S São Paulo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cresce nº de alunos superdotados, mas acesso a ensino continua restrito

Registros no MEC passaram de mil para 5,6 mil em 5 anos, mas a OMS estima que o País tenha até 2,5 milhões de estudantes com altas habilidades. Falta de informação e estrutura precária da rede educacional impedem desenvolvimento de talentos

05 de junho de 2010 | 0h 00

Bruno Boghossian - O Estado de S.Paulo

RIO

Apesar de o número de alunos superdotados registrados pelo Ministério da Educação (MEC) ter quintuplicado em cinco anos, passando de cerca de mil para 5,6 mil, apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em alguma área do conhecimento.

"O aumento do número de registros indica que mais alunos estão tendo acesso a condições melhores de atendimento e estimulação. No entanto, os dados mostram que os jovens com altas habilidades no Brasil não estão sendo identificados", afirma Bárbara Delpretto, da Secretaria de Educação Especial do MEC.

Uma resolução do Conselho Nacional de Educação determina que todo aluno com esse potencial tenha acesso a uma formação complementar em unidades de atendimento especializado, seja em instituições pública, particular ou filantrópica.

Educadores alertam que a falta de informação dos professores e a estrutura precária da rede pública de ensino formam barreiras que impedem o desenvolvimento de grandes talentos.

Uma das principais dificuldades é a identificação desses potenciais, uma vez que não só alunos com ótimo desempenho escolar são considerados superdotados. "A superdotação pode aparecer em qualquer área da habilidade humana ? desde o raciocínio abstrato mais complexo até o trabalho artesanal mais rústico", explica a doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense Cristina Delou. "O professor deve estar atento para identificar características como criatividade, raciocínio lógico e capacidade de aprendizagem, não só o desempenho escolar."

Atenção especial. Garantir atenção especial pode contribuir para o desenvolvimento dos talentos dos superdotados. Alunos com capacidades de raciocínio fora do comum e gosto pela matemática, por exemplo, podem ser encaminhados a cursos em instituições de ensino superior para terem contato com conteúdos mais avançados. Aulas de piano são indicadas para crianças com alta sensibilidade musical e a prática de esportes, para desenvolver a inteligência sinestésico-corporal.

"O atendimento especializado é um acompanhamento para que a criança possa desenvolver a área em que tem maior destaque e interesse, além de solucionar dificuldades naquelas em que não se destaca", diz a presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação, Susana Pérez.

Ignorar esses potenciais, além de representar desperdício de talento e até de mão de obra especializada, pode desestimular a formação tradicional do aluno na sala de aula comum.

"Os alunos que se destacam não conseguem avançar em seu próprio ritmo porque há uma série de colegas que seguem mais lentamente", explica Cristina. "Muitas vezes, o superdotado fica entediado, perde o interesse, se desmotiva e até abandona as aulas."

De acordo com educadores, alunos superdotados de escolas particulares têm mais chance de receber atenção especial se apresentarem sucesso em áreas do conhecimento acadêmico, como bom desempenho em provas e concursos.

"Os colégios, em geral, não valorizam os atletas, os músicos e os líderes. Às vezes, se tornam até um tormento, porque a direção não gosta do movimento que eles lideram ou não tem um programa de esportes", avalia Cristina. No caso de outras habilidades, como as artes, os pais podem procurar atividades extra-classe para estimular os potenciais dos filhos.

Já na rede pública, os alunos podem ser atendidos em centros especializados ou salas de recursos multifuncionais, mas nem sempre esses espaços estão disponíveis ou têm vagas para todos. "As escolas públicas sofrem com outras questões que as ocupam de modo intenso. Não há salas ou material apropriado para o atendimento especializado ? e o aluno superdotado não aceita qualquer tipo de material. Ele quer mais", diz Cristina.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Falar com as mãos

Aproveitando a orientação que tivemos...achei este material na Revista Nova Escola Edição 221 | Abril 2009

Educação especialAtendimento educacional especializadoDeficiência auditiva

Levar os surdos para a sala regular exige nova postura do professor, tato para lidar com o intérprete e, acredite, muitas explicações orais

Cinthia Rodrigues (Cinthia Rodrigues)


 

O VALOR DA FALA NAS AULAS COM SURDOS
A professora de Geografia Marilda Dutra, de São José, na Grande Florianópolis, aprendeu rápido que o uso 
do quadro-negro precisa ser revisto. Acostumados com a comunicação oral, os alunos com deficiência têm maiores dificuldade para ler. "Quando escrevo, 
é mais difícil perceber quem entendeu. Se explico, 
vejo no rosto de todos (dos que escutam e não) se estão acompanhando. Desenho e gesticulo o quanto precisa.". Foto: Eduardo Lyra

A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregados nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contraturno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe. Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras (leia o quadro na página 74), os docentes já começam a receber parte dessa nova clientela e estão criando formas próprias de trabalho - muitas com sucesso.

Não é uma tarefa fácil nem existe uma fórmula conceitualmente correta para lidar com a situação. Cada caso é um caso (saiba como pedir ajuda no quadro abaixo). A professora de Geografia Marilda Dutra, da EE Nossa Senhora da Conceição, em São José, na Grande Florianópolis, por exemplo, aprendeu uma lição curiosa logo nos primeiros dias de trabalho. Para ensinar quem não ouve, ela tem de falar mais. A maior mudança foi deixar o giz em segundo plano. Cada tipo de relevo, clima e vegetação precisava de fotografias, desenhos, gravuras e muitos exemplos verbais. Em vez de simples mapas, o mundo passou a ser representado em bolas de isopor para facilitar a compreensão dos meridianos.

Maria Inês Vieira, coordenadora do Programa de Acessibilidade da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Derdic-PUC), explica o motivo da necessidade de rever o uso do quadro-negro. "Mesmo que o surdo já saiba ler e escrever em português, ele demorará mais para entender orientações por escrito", diz. A especialista ensina que o ouvinte entende a sequência de palavras escritas porque tem uma cultura prévia oral. Já quem não ouve está sendo apresentado ao português como um todo e não conhece a organização da língua. "Os conjuntos de palavras podem não fazer sentido na maneira como ele aprendeu a pensar. É como traduzir apenas as palavras de um texto em alemão ou chinês. Não é o suficiente para a compreensão do todo", diz.

Em Florianópolis, a professora de Matemática Silvana Maria Soster teve outra reação no início do ano passado, quando foi informada pela direção da EM Luiz Cândido da Luz que uma de suas classes da 2ª fase do ciclo 2 (equivalente ao 5º ano, mas já com um docente por disciplina) teria quatro alunos surdos. "Tomei um susto. Nunca tinha passado por isso e pensei: será que posso?", conta. Para Roseli Baumel, educadora livre-docente especializada em Educação Especial da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo de dúvida é natural. "Temos de ser honestos e admitir que não estamos prontos", orienta a especialista.

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (102) – Suplemento – Caderno 2 – 95

P16 - PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUC.

ESPEC.- DEFICIÊNCIA MENTAL

CLASSIFICAÇÃO-NOME-RG-CPF-INSCRIÇÃO-NOTA PROVA

-NOTA TÍTULOS-NOTA FINAL

1-CRISTIANE SPADA FREITAS-0000000016503623-

11571090800-139279h-53.00-6.00-59.00

2-LUCI DE LIMA ANDRADE AQUINO-0000000279636519-

26927775811-123898k-57.00-N/A-57.00

3-SOFIA VASQUES MARTIGNAGO-0000000114282171-

11519405855-117085f-53.00-4.00-57.00

4-MARCIA ALTINA BONFA DA SILVA-0000000238411746-

24580108817-216000g-56.00-0.00-56.00

5-RITA DE CASSIA BRANDINI GODOY-0000000007775560-

06627659824-194602k-52.00-4.00-56.00

6-SELMA FEBA TESINI-0000000185226838-09769520845-

208881c-52.00-4.00-56.00

7-RENATA MARIA PONTES CABRAL DE MEDEIROS-

0000000229761252-15314512840-229776a-53.00-2.40-55.40

8-ALBA REGINA LUCAS DE SOUZA-0000000094374582-

14953847806-156314c-51.00-4.00-55.00

9-ROSANA APARECIDA CAMARGO-0000000270438208-

18128625802-142778h-54.00-N/A-54.00

10-MARLEI DE FATIMA SCHNEIDER-0000000292715535-

47226200082-202196b-48.00-6.00-54.00

11-KATIA ELIZA FERREIRA PEDRO-0000000251957299-

26788654875-199633c-49.00-4.50-53.50

12-MARIA JOSE TAVARES PEREIRA-0000000192163140-

13120121886-156713f-50.00-3.29-53.29

13-MIRIAM DO AMARAL CONTIN-0000000206236396-

15844445848-142674g-51.00-2.16-53.16

14-SANDRA MARIA SOARES TOFOLLI MOREIRA-

0000000018220770-11057363855-188903f-49.00-4.00-53.00

15-MUSSI FONTANA GARCIA-0000000144705631-

08653939822-116964g-49.00-4.00-53.00

16-MARCIA DONAIRE GONCALVES OLIVEIRA-

0000000171908594-13759890814-227771c-49.00-4.00-53.00

17-ROSANA BASTOS FERRAZ-000000013055652X-

24917214220-139636f-47.00-6.00-53.00

18-TELMA CRISTINA PEREIRA-0000000021888869-

19498884870-253748f-52.00-0.57-52.57

19-MARIA RITA PERRONE MEDINA-0000000195999010-

05902994845-169342g-48.00-4.00-52.00

20-IGNEZ APARECIDA PANZIERI-0000000095400007-

03033366848-188682e-51.00-0.66-51.66

21-PAULA MILETTA PEDROSO-0000000249992528-

28401974801-116997k-51.00-N/A-51.00

22-GISELE DONISETE ALONCO-0000000420877149-

21893263894-123821i-51.00-N/A-51.00

23-RENATA CEREZER QUIBAO-0000000174987365-

18820471841-249746d-47.00-4.00-51.00

24-CELIA REGINA BERGAMO YAEGASHI-

0000000309947194-27876887805-257596g-50.00-0.88-50.88

25-LAIS APARECIDA FERNANDES SOLER-

0000000205653868-12107631840-167452d-48.00-2.80-50.80

26-NATALIE APARECIDA STURARO SILVA-

0000000293546149-28696765818-208765a-48.00-2.57-50.57

27-MARIA ALICE CAMPOS MESQUITA DA SILVA-

0000000038435731-56602898868-227792k-46.00-4.00-50.00

28-MARJORY CRISTINA DE SOUZA SILVA-

0000000437264774-36928727802-142654a-50.00-N/A-50.00

29-MIRIAM ELENA CESAR ALMEIDA-0000000111089657-

12033925838-249670h-46.00-4.00-50.00

30-LUCILENE DE OLIVEIRA-0000000014669931-

08768238860-133427k-46.00-4.00-50.00

31-CATIA CILENE DA SILVA VALVERDE-0000000021917365-

11082067865-257595e-46.00-4.00-50.00

32-RAQUEL MESSIAS MIRANDA DA COSTA-

0000000166605840-06281490851-237521h-46.00-4.00-50.00

33-MARIA LUCIA VASCONCELLOS DE PAULA VALIM-

000000008326243X-13784469841-227830d-46.00-4.00-50.00

34-LEILA LELLIS XAVIER CIRUMBOLO-0000000256157923-

27696919881-142538j-48.00-1.91-49.91

35-SELMA FATIMA DE OLIVEIRA MAIA-000000025350319X-

19535418874-197248a-46.00-3.55-49.55

36-MILENE APARECIDA MOTTA-0000000434002021-

31253486840-151427b-49.00-0.51-49.51

37-LIGIA CARDOSO DE LIMA OLIVEIRA-000000028592607X-

26831130801-123882g-46.00-3.41-49.41

38-CRISTIANE TOMAZ-0000000303666808-28348115803-

123756b-49.00-N/A-49.00

39-OLINDA TORRICELLI TINELI-0000000080457411-

86639811804-116992a-49.00-N/A-49.00

40-ERICLEIA DA CUNHA OTA LONGO-0000000203515699-

09949973880-174326a-45.00-4.00-49.00

41-MARIA ELISA VASCONCELLOS ROSOLEN TAVARES-

0000000010305549-06769178877-205788i-45.00-4.00-49.00

42-DENISE ALMADA LEITAO-0000000018040347-

06772475836-201955d-48.00-0.70-48.70

43-THAYARA ARRUDA DE CAMARGO-0000000294888548-

26424697861-167643k-47.00-1.68-48.68

44-PRISCILA CALIFRE-0000000280333341-26105617844-

169380d-47.00-1.58-48.58

45-LAIZA ANANIAS GREGGIO-0000000414704861-

33638548899-126393g-48.00-0.09-48.09

46-ELAINE CRISTINA DE CARVALHO BERNI-

0000000321274829-22442591880-181430i-47.00-1.09-48.09

47-JANEMAR TEIXEIRA SILVA-0000000350522157-

31136171894-233656k-47.00-1.07-48.07

48-ARIANE ALVES DE MARTIN MARTINS-

0000000251536166-20153670800-133093h-48.00-0.01-48.01

49-MARIA SOLANGE PAES DECCACHE PACHECO-

0000000093996251-01925621855-237421d-44.00-4.00-48.00

50-JUSSARA APARECIDA GONCALVES DO CARMO BERNO-

0000000116569852-14578199886-133382d-45.00-2.84-47.84

51-LISANGELA CRISTINA BAPTISTA GOMES-

0000000229319750-15888033847-126404h-44.00-3.71-47.71

52-MARIA JOSE GIATTI MILIONI-0000000092290462-

03211467866-167511e-47.00-0.50-47.50

53-LUIS HENRIQUE DA SILVA-0000000309964659-

29358798807-126050j-45.00-2.36-47.36

54-MARCIO LOPES DA SILVA-0000000451482347-

32593471867-145946g-46.00-1.23-47.23

55-RAQUEL DOS SANTOS LANDIM-0000000264819998-

24684267890-185249i-44.00-3.11-47.11

56-MARIA REGINA JUNQUEIRA-0000000048590083-

55213561853-216088c-43.00-4.00-47.00

57-INGRID ANELISE LOPES-0000000283131822-

31961188864-188685k-47.00-N/A-47.00

58-ELIANE MORAIS DE JESUS MANI-0000000216872145-

17059833838-133225j-47.00-N/A-47.00

59-FATIMA CRISTINA POLLI-0000000018896698-

08230979863-181476k-47.00-N/A-47.00

60-ALINE CRISTINA MILANEZ HELD DA SILVA-

0000000307492886-22383939862-123684c-47.00-N/A-47.00

61-ANDREIA BEVILACQUA ROLFSEN-0000000352611510-

30117278807-123706i-45.00-2.00-47.00

62-SANDRA REGINA ALTERO-0000000017527651-

12024238840-257777k-43.00-4.00-47.00

63-TANIA MARCIA ROCHA-0000000013615523-

01522568816-186773i-43.00-4.00-47.00

64-VILMA KIKUCHI RIBEIRO-0000000018667939-

10114022895-210855a-43.00-4.00-47.00

65-ALESSANDRA CRISTINA DE MATOS MARTINS-

0000000019216546-14559104816-156318k-43.00-4.00-47.00

66-ELAINE ANGELICA MARTINS BORIM VIDOTTO-

0000000242781184-15888212857-257633i-43.00-3.91-46.91

67-ROSANGELA CARNEIRO FERREIRA-0000000177373416-

05877367803-191284h-46.00-0.87-46.87

68-SILVIA ADRIANA DOS SANTOS-0000000185552195-

17151940807-210826e-45.00-1.51-46.51

69-FABIANA RIBEIRO DA SILVA-0000000301881030-

28330551881-196928g-45.00-1.25-46.25

70-ELIANA CRISTINA BADANAI-0000000276505165-

25015785895-176643a-45.00-1.11-46.11

71-FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES-0000000290971573-

21863448829-129912i-46.00-N/A-46.00

72-VALERIA DE SOUSA SATYRO-0000000018851250-

09023416856-210849f-46.00-N/A-46.00

73-MARCELA EVELYN SERRA SILVA CACERES-

0000000426623034-31750786800-186660g-46.00-N/A-46.00

74-SANDRA HELENA VICENTE DE CARVALHO-

0000000185750709-07763196807-216327f-42.00-4.00-46.00

75-LUCIANA BASILE DE CARVALHO-0000000117069814-

06865697847-227730k-42.00-4.00-46.00

76-LESLIE CRISTINA COSTACURTA-0000000229410480-

18212076881-252140e-42.00-4.00-46.00

77-NEURILAN CRISTINA DA SILVA-0000000018608316-

06818755852-227888b-42.00-4.00-46.00

78-NILVA DAS GRACAS PONTELLO DOS SANTOS-

0000000045104117-89494121953-169370a-42.00-4.00-46.00

79-ANA PAULA BUFALO BAUAB-0000000183814149-

17796495846-152889a-42.00-4.00-46.00

80-IZABEL MARIA ALVES DE SOUZA-0000000012757652-

97636835800-237238b-42.00-4.00-46.00

81-ANA CRISTINA MARTHA-0000000017667023-

17288111806-227367g-42.00-4.00-46.00

82-HELAINE CRISTINA MACHADO CHAGAS SANTOS-

0000000288844269-20518008800-239241a-44.00-1.96-45.96

83-CARLA MAIZA ADORNO-0000000337986149-

30215199898-194193i-43.00-2.37-45.37

84-LETICIA PEREIRA DA CRUZ YOSHIMURA-

0000000293360376-28048347865-197040j-45.00-0.36-45.36

85-YUMI NOGUEIRA COELHO-0000000226060706-

15609257875-224226g-45.00-N/A-45.00

86-ANDREIA CRISTINA CARDOSO SIMONETTI-

0000000218064998-18321943888-123707k-45.00-N/A-45.00

87-ANDREA CORREA LIBONI-0000000199952061-

14110952867-156360j-45.00-N/A-45.00

88-MAIRA VIEIRA DA SILVA-0000000438523969-

23051951846-188759c-45.00-N/A-45.00

89-JANAINA PROENCA DE CARVALHO-0000000423847776-

33890876803-259443c-45.00-N/A-45.00

90-WILMA RITA MARTINS SILVA-0000000013444412-

06213114807-114473k-45.00-0.00-45.00

91-ANDREIA APARECIDA VIVIANI TAGLIACOZZI-

0000000020865197-14105654837-123705g-45.00-N/A-45.00

92-LIA DO NASCIMENTO SILVEIRA-0000000250059861-

15913027817-221549e-45.00-N/A-45.00

93-MARCIA BATISTA ATAIDES-0000000243426215-

20280517874-174473c-41.00-4.00-45.00

94-SILVIA MARIA JULIANO MARCONDES-

0000000164520806-05879179893-133706d-41.00-4.00-45.00

95-MARLENE DOS REIS TAVARES BERNARDO-

0000000174521236-10910608865-156736g-41.00-4.00-45.00

96-CLEUZA APARECIDA DE SOUSA PEREIRA-

0000000013617565-04955376835-186564k-41.00-4.00-45.00

97-SUELI MARTINS VELLOSO-0000000163043905-

09844187842-237633h-41.00-4.00-45.00

98-ANA ISABEL DA SILVEIRA ALVES-0000000209973109-

14108360885-215429i-44.00-0.62-44.62

99-MARIA ODILIA FERNANDES-0000000255792608-

18059094874-181709h-43.00-1.60-44.60

100-GRACIELLE ALVES TOSIN-0000000021458587-

14169034880-162598g-41.00-3.56-44.56

101-MARIA VITORIA RIBEIRO-000000020143751X-

10395265860-171720a-42.00-2.55-44.55

102-AMANDA CHAGAS BUENO-0000000344448058-

33884286897-194142c-43.00-1.52-44.52

103-LUCIANA PEREIRA DA CRUZ MARTINS-

0000000293360388-29922357844-197050b-44.00-0.44-44.44

104-ELIANE CARVALHO DOS SANTOS-0000000253854313-

17296368888-149222g-43.00-1.37-44.37

105-KEILA CRISTIANE DE OLIVEIRA CARNEIRO-

0000000280943805-17731342808-162110f-44.00-0.36-44.36

106-KARINA LORETI-0000000412892315-30916937836-

224012j-43.00-1.23-44.23

107-MARTA ANTUNES RIBEIRO-0000000428840978-

32076051848-239354c-44.00-0.10-44.10

108-APARECIDA TERESA CAMARGO BIZELI-

0000000047429720-60897910834-133089f-40.00-4.00-44.00

109-LAVINIA MARCOLINO NOGUEIRA DEMARQUI-

000000009230218X-95757058820-134996k-44.00-N/A-44.00

110-DEBORA CRISTINA PEGORER GONCALVES-

0000000172293285-09622117880-196874j-44.00-N/A-44.00

111-MARIA AUXILIADORA BALSANTE-000000025088351X-

19907905852-255984f-44.00-N/A-44.00

112-RAFAELA CAROLINA DA SILVA-0000000351230592-

32685758895-216235a-44.00-N/A-44.00

113-PRISCILA FERREIRA FERNANDES-0000000412554148-

32239362898-146083d-44.00-N/A-44.00

114-JOANA D ARC TEIXEIRA-0000000307959594-

27965476800-133340j-44.00-N/A-44.00

115-ANA PAULA FERREIRA DO PRADO-0000000302308349-

22645237860-145540a-44.00-N/A-44.00

116-DENISE CRISTINA DA COSTA FRANDOS SANTOS-

0000000451593996-34958793828-223913j-44.00-N/A-44.00

117-ANA CAROLINA FERREIRA DE GODOY SCHULTZ-

0000000249430654-25783886874-142197j-44.00-N/A-44.00

118-TATIANA ZARAMELLA VIEIRA-0000000348294475-

32569019801-237640e-44.00-N/A-44.00

119-LEANDRO ROGERIO ZAMPAULO-0000000406934721-

34032229856-202094e-44.00-N/A-44.00

120-ADRIANA MENEGUCI-00000000M4886272-

66192285691-138676b-44.00-N/A-44.00

121-CLAUDIA ELISA SELEGHIM-0000000306877302-

26912919871-205523f-44.00-N/A-44.00

122-ADRIANA REIS SILVA FORNI-000000018900017X-

06847888881-227339b-40.00-4.00-44.00

123-SILMARA TROFINO-0000000135035697-

09232778890-253736j-40.00-4.00-44.00

124-MARLENE APARECIDA DA SILVA MACHADO-

0000000112641362-02259942830-194525h-40.00-4.00-44.00

125-EDNEIDE ALCANTARA FERRARI VERAS-

0000000181779122-07521132831-181427i-40.00-4.00-44.00

126-LUCIANA PACHECO RODRIGUES-0000000243979563-

12299781862-167463i-40.00-4.00-44.00

127-FATIMA COELHO DE OLIVEIRA-0000000010641584-

97495670800-261244g-40.00-4.00-44.00

128-LUCELENA DOS SANTOS-0000000016566171-

04711956859-249479g-40.00-4.00-44.00

129-SIMONE APARECIDA MARUCCI ALVES-

0000000262356119-17161820855-205931j-40.00-4.00-44.00

130-DULCENEIA MARIA DUTRA SCAPIM-

0000000015929589-02779122889-227517k-40.00-4.00-44.00

terça-feira, 1 de junho de 2010

NOVIDADES



Plano Nacional de Educação contempla pontos defendidos há muito tempo

http://revistaeduca cao.uol.com. br/textos. asp?codigo= 12897

CONADE defende acessibilidade na Lei Rouanet http://goo.gl/ fb/awU3O

A educação de pessoas com Síndrome de Down é o tema do Globo Comunidade
desta semana


http://video. globo.com/ Videos/0, ,GOD0-5633- programa- 4504,00CATALOGO+ VIDEOS+G
LOBO+COMUNIDADE+ DF.html

Grupo visita cidades para verificar acessibilidade

http://opovo. uol.com.br/ opovo/fortaleza/ 989211.html

Os portadores de deficiência e a "estabilidade" no emprego


http://www.rh. com.br/Portal/ Relacao_Trabalhi sta/Artigo/ 6563/os-portador es-de
-deficiencia- e-a-estabilidade -no-emprego. html

Agencia de viagens para pessoas com mobilidade condicionada/ reduzida.

http://www.accessib leportugal. com/pt/main. php?content= mapa.html

Mostra VIVO ENCENA de Teatro Jovem http://goo.gl/ fb/MhHCU

O Que é a Áudio-Descrição e Quem a Utiliza http://goo.gl/ fb/UdBhY

Elizabet Sá participa de evento no MEC com audiodescrição

http://goo.gl/ fb/57K9R

Audiolivro

A LENDA VITORIA REGIA-ROSANA GARCIA

*VOZ HUMANA*
**
*Este é um conto cheio de beleza, de mistério, de paixão. Naia e Jaci: entre
eles nasce uma lindíssima história de amor, contada na linguagem simples e
poética de nossos índios. Aqui se explica a magia da origem desta planta
amazônica que ganhou nome de rainha A coleção Lendas Brasileiras reconta, em
liguagem de hoje, criações dos povos que formaram o Brasil. *
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= MENZ508Y*
* *
*

*

A CABEÇA DE MEDUSA- ORIGENES LESSA

**
* VOZ HUMANA*
**
**
*Sobre o Autor: Orígenes Lessa. Nasceu em 1903. Jornalista, publicitário,
romancista e novelista, passou a se dedicar à literatura infanto-juvenil em
1970, recebendo vários prêmios ,NATHANIEL HAWTHORNE (1804-1864). Escritor
norte-americano, situava sua ficção no passado distante e influenciou
praticamente todos os escritores de sua geração.*
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= J3ZGYUKM*

ALADIM E A LAMPADA MARAVILHOSA- CARLOS HEITOR
CONY

*VOZ HUMANA*
**
**

*Sobre o Autor: Carlos Heitor Cony, um dos mais respeitados jornalistas,
cronistas e romancistas do país, que ocupa, desde 2000, ocupa a cadeira
número 3 da Academia Brasileira de Letras, conta a sua versão de uma das
histórias mais amadas e conhecidas do clássico As mil e uma noites.*
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= EXLNYQP2*

AS TRÊS MAÇAS DE OURO-ORIGENES LESSA
* VOZ HUMANA

Baseado na obra original de Nathaniel Hawthorne, As três maçãs de ouro,
conta a história da busca do lendário herói Hércules, da mitologia grega,
pelas maçãs de ouro que cresciam no jardim de Hespérides, enfrentando
diversos obstáculos como o Velho do Mar e o gigante Atlas.

* *http://www.megauplo ad.com/?d= VFQX*

CONTOS AO REDOR DA FOGUEIRA-ALEXANDRE
MORENO
**
* VOZ HUMANA*
*Kambu, o menino das florestas sagrada, e Buanga, a noiva da chuva, têm como
cenário "o fabuloso universo da literatura oral africana". São vários contos
inspirados em fatos reais, entremeados com lendas e mitos, contados durante
as noites ao redor das fogueiras na ÁfricaCONTOS AO REDOR DA FOGUEIRA
recebeu o prêmio Altamente Recomendável para o Jovem pela FNLIJ - Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1990. *
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= XGK3TCUA*

O CÂNTARO MILAGROSO-ORIGENES LESSA
**
* VOZ HUMANA*
**
**
*Sobre do Autor: Orígenes Lessa. Nasceu em 1903. Jornalista, publicitário,
romancista e novelista, passou a se dedicar à literatura infanto-juvenil em
1970, recebendo vários prêmios, NATHANIEL HAWTHORNE (1804-1864). Escritor
norte-americano, situava sua ficção no passado distante e influenciou
praticamente todos os escritores de sua geração. *
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= 451NU16X*
*
*

O FUTURO DA HUMANIDADE- AUGUSTO CURY

*VOZ HUMANA*
**
*Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê
diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos
professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são
marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Indignado, o
jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os
pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e
dedicação - e menos remédios. Acreditando na força do diálogo e da
psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos
corações das pessoas com quem convive. *
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= T0BCGAR1*

O JOGO DOS OLHOS-TEREZINHA ÉBOLI

*VOZ HUMANA*
**
*Por que o caranguejo tem os olhos para fora? Por que a onça não perde o
brilho de seus olhos? Estas curiosidades são explicadas de maneira
surpreendente pelos índios Taulipang, com a originalidade que caracteriza as
lendas indígenas, cheias de magia e humor. A coleção Lendas brasileiras
reconta, em linguagem de hoje, criações de povos que formaram o Brasil. *
**
*
*

*http://www.megauplo ad.com/?d= 1ZUZZJ91*

O PRINCIPE- MAQUIAVEL
**
*
*

*VOZ HUMANA*

*obs: este esta completo o outro estava imcompleto*

*Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi
mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, as opiniões,
muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo
maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza e astúcia.
Esta obra, escrita em 1513, expressou pela primeira vez a noção de Estado
como forma de organização da sociedade do modo como a conhecemos hoje. É
sobretudo por isso que seu autor é considerado o pai da moderna ciência
política. Na época, a obra foi concebida como um manual cuja finalidade era
ensinar a um novo príncipe que, para conservar o poder e o controle em seu
Estado , é preciso não só agir com grande sutileza;e mesmo com astúcia e
crueldade;mas também manter um exército. A incrível resistência ao tempo;que
caracteriza os clássicos;deve- se à versatilidade do texto que tem permitido
as mais diversas interpretações a leitores, e agora ouvintes, de todas as
gerações. *

*
*

*http://www.megauplo ad.com/?d= H6OF5D1Y*

**

O PRINCIPE DE KORIPAN-ALEXANDRE MORENO


*VOZ HUMANA*
**
**

*Nascida de fontes históricas de Java e de Bali, a lenda do louco amor do
príncipe Pandji pela fada Rêngani nos faz penetrar no mundo maravilhoso do
teatro de sombras, tão popular ainda hoje na Indonésia. Béautrice Tanaka
recolheu estes temas em suas viagens, criou um belo texto e ilustrou-o com
imagensinspiradas. A coleção Lendas do mundo todo reúne belíssimas histórias
nascidas do imaginário dos povos das mais diversas partes da Terra. *
**
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= VPWWCIW8*
**
*
*
*
*

O REI DO RIO DE OURO-PAULO MENDES
CAMPOS
**
*VOZ HUMANA*
**
**
*Originalmente publicado em 1889, O rei do rio de ouro conta a história do
jovem Gluck e seus irmãos que resolvem sair em busca da fonte do Rio de
Ouro. Lá eles descobrem um homem que pode ensiná-los a transformar água em
ouro de verdade. Uma das mais importantes fábulas infantis do século XIX,
uma história sobre amor, avareza, e, acima de tudo, amizade.
*
**
*
*
*
*
*
*
*http://www.megauplo ad.com/?d= AYRKGQNG*

PEDAGOGIA DO AMOR-GABRIEL CHALITA

*VOZ HUMANA*

**

*O audiolivro Pedagogia do Amor resgata em todos nós e, em conseqüência, em
nossos filhos, alunos e aprendizes, valores e qualidades humanas tão
esquecidos num tempo em que a aparência vale mais do que a essência, e a
competição impera nos relacionamentos. O ouvinte encontrará dez histórias da
literatura universal, que foram escolhidas pelo autor por trazer em si
valores essenciais aos tempos de hoje, como respeito, solidariedade e
idealismo. *
**
**
*http://www.megauplo ad.com/?d= UKXPMZAF*
**


Arquivo do blog

- â–¼

2010(
25)
- â–¼

Janeiro(
25)
- MIOPIA EM MARKETING-THEODORE
LEVITT
- A CARTA DE PERO VAZ E
CAMINHA
- DEMONIOS- ALUÍZIO DE
AZEVEDO
- A VIDA ETERNA- MACHADO DE
ASSIS
- O CALIFA DE BAGDÁ-CARLOS HEITOR
CONY
- MACACA TUIUÉ- LÚCIA PIMENTEL
GÓES
- AGUA E AREIA-ILVIA
SALGADO
- A PREGUIÇA-LUCIA PIMENTEL
GÓES
- A LENDA VITORIA REGIA-ROSANA
GARCIA
- A CABEÇA DE MEDUSA- ORIGENES
LESSA
- ALADIM E A LAMPADA MARAVILHOSA- CARLOS HEITOR
CONY
- AS TRÊS MAÇAS DE OURO-ORIGENES
LESSA
- CONTOS AO REDOR DA FOGUEIRA-ALEXANDRE
MORENO
- O CÂNTARO MILAGROSO-ORIGENES
LESSA
- O FUTURO DA HUMANIDADE- AUGUSTO
CURY
- O JOGO DOS OLHOS-TEREZINHA
ÉBOLI
- O PRINCIPE-
MAQUIAVEL
- O PRINCIPE DE KORIPAN-ALEXANDRE
MORENO
- O REI DO RIO DE OURO-PAULO MENDES
CAMPOS
- PEDAGOGIA DO AMOR-GABRIEL
CHALITA
- SINBÁ,O MARUJO- CARLOS HEITOR
CONY
- VIVA O BOI
BUMBA
- VOU ALI E JA VOLTO-ANGELA
CARNEIRO
- O VENDEDOR DE SONHOS E A REVOLUCAO DOS
ANONIMOS-A.. .
- A CABANA- WILLIAM P.
YOUNG

- â–º

2009(
221)
- â–º

Dezembro(
4)
- VESTIBULAR EM MP3
-FÍSICA
- VESTIBULAR EM MP3-
QUIMICA
- VESTIBULAR EM MP3- HISTORIA
GERAL
- COMBINAÇAO DE ALIMENTOS- LUCIANA AYER(CAFÉ
FILOSOF...
- â–º

Novembro(
42)
- DIVALDO FRANCO
RESPONDE-CD1
- VIVENDO NO MUNDO DOS ESPIRITOS-VERA LUCIA DE
CARVA...
- A ÉTICA DO REI MENINO- GABRIEL
CHALITA
- A GRALHA
AZUL
- A LENDA DA LUA CHEIA-TEREZINHA
EBOLI
- AUTO DA COMPADECIDA- ARIANO
SUASSUNA
- CARTAS ENTRE AMIGOS-FABIO DE MELO, GABRIEL
CHALITA...
- CHAMUSCOU NAO QUEIMOU-SILVYA
ORTHOF
- CROPS E
PRAUS
- DOM RAPOSO É
FOGO
- EM BOCA FECHADA NAO ENTRA ESTRELA-LÉO
CUNHA
- LUDI VAI A
PRAIA
- MAL SECRETO-INVEJA- ZUENIR
VENTURA
- MARLEY O CAOZINHO TRAPALHAO-JONH
GROGAN
- NEM ASSIM NEM ASSADO-ANGELA
CARNEIRO
- O PODER DA ESPOSA QUE
ORA
- PIADAS E PEGADINHAS DO LOURO JOSE E ANA MARIA
BRAG...
- SE FAÍSCA
OFUSCA
- TODO DIA É UM DIA ESPECIAL-MAX
LUCADO
- OS MAIAS-EÇA DE
QUEIROZ
- O GUARANI-JOSÉ DE
ALENCAR
- â–º

Outubro(
10)
- â–º

Setembro(
38)
- â–º

Agosto (
25)
- â–º

Julho (
81)
- â–º

Junho (
21)


Colaboradores

- alvaro
- alvaro


[image: Powered By Blogger]